Apresentação - História

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APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

A Sociedade Educacional do Centro Oeste do Paraná Ltda., foi constituída em 18 de outubro de 2006, com o objetivo de implantar uma nova instituição de ensino superior na cidade de Laranjeiras do Sul (PR).

Os responsáveis pela Instituição são empreendedores na área de educação, paranaenses e catarinenses com experiência no ensino superior que uniram esforços para colocarem a disposição da comunidade, novas opções de ensino superior com qualidade e custos acessíveis.

O grupo de empreendedores reuniu-se por inúmeras vezes com o objetivo de planejar o novo investimento, após diversas analises sobre a viabilidade econômico/financeira e sobre a necessidade de oferta de alternativas à região decidiu-se pela implantação da nova instituição de ensino superior nesta região.

Na definição do nome da Mantenedora e da Instituição procurou-se manter a denominação da região de abrangência, objetivando caracterizá-la como uma instituição que buscará atender as necessidades desta importante região geográfica do estado do Paraná.

Os cursos atualmente ofertados pela Faculdade Centro Oeste do Paraná são: Tecnologia em Gestão Ambiental, Ciências Contábeis, Serviço Social e Administração.

Investimentos contínuos estão sendo realizados pela IES, primando pela sólida constituição dos cursos ofertados.

O valor do investimento (mensalidade) está de acordo com o valor praticado na região, atendendo a legislação vigente e suas considerações no que tange a oferta de ensino de qualidade e aliando as condições financeiras dos acadêmicos e futuros acadêmicos. A Faculdade Centro Oeste do Paraná, também dispões de Bolsas do Prouni e o Financiamento Estudantil (FIES), além financiamentos próprios da IES.

 

DIRETRIZES PEDAGÓGICAS

Ensinar, no contexto da FACULDADE CENTRO OESTE DO PARANÁ, é possibilitar a criação, construção e disseminação do conhecimento pelo docente e pelo discente. A centralidade do ensino está no acadêmico. No ensino, enfatizam-se novas formas de aprender, criar e construir conhecimentos, desenvolver habilidades e competências científicas e culturais, artísticas e profissionais; mas, sobretudo, competências e qualidades humanas e sociais. Objetiva-se uma formação global e com uma visão mais abrangente da ciência, do entorno social e do campo de atuação profissional.

Conhecimento ou ciência é a atividade humana que descreve e explica os diferentes campos da realidade, buscando introduzir mudanças nos mesmos. Supõe uma atitude ativa e não contemplativa, já que sua finalidade é operar sobre a realidade para transformá-la (NÃO BASTA SABER, É PRECISO SABER FAZER).

A aprendizagem é o resultado da construção ativa, feita pelo sujeito, do objeto da aprendizagem. Supõe um aprendiz ativo que desenvolve hipóteses próprias acerca do funcionamento do mundo e que devem ser colocadas à prova permanentemente. Supõe ainda que o docente e o discente explorem e aprendam juntos (CADA PESSOA TEM QUE CONSTRUIR A SUA HISTÓRIA).

É por isto que a FACULDADE CENTRO OESTE DO PARANÁ se preocupa não apenas com os conteúdos, mas também com a forma organizativa e com as práticas cotidianas concretas do processo educativo, ou seja, o que se ensina e em que contexto organizacional se ensina. As ideias-força estão centradas na participação e na excelência acadêmica.

No que tange à participação, todos os docentes de um mesmo curso tem participação direta nas decisões de ensino.

No que se refere à excelência acadêmica é preciso que se adquira uma atitude e uma capacidade que se manifeste no modo de agir sobre a realidade. As palavras comovem, só os exemplos atraem. A escola deve garantir adequados níveis de excelência acadêmica em todas as instâncias.

É necessário passar dos "saberes" para as "competências". Saber, saber raciocinar, saber fazer e saber ser, organizam o projeto político-pedagógico da FACULDADE CENTRO OESTE DO PARANÁ.

Os conteúdos conceituais, os procedimentos e as atividades para o desenvolvimento das capacidades pessoais e sociais devem permitir à comunidade acadêmica a participação como membros plenos da sociedade.

A competência é definida, em sentido amplo, como o conhecimento em ação, uma habilidade reconhecida, uma capacidade que se manifesta no modo de agir sobre a realidade. Não basta que o aluno "saiba", deve "saber fazer".

A FACULDADE CENTRO OESTE DO PARANÁ está comprometida com a qualidade entendida como excelência acadêmica, assumindo a responsabilidade de potenciar a capacidade de seus docentes e discentes (FORMAR EMPREENDEDORES). Ampliando constantemente a capacidade de aprendizado e os elementos da cultura, entendidos estes como forma plural, através da maior quantidade e diversidade possível de experiências educativas.

Os aspectos operacionais da execução deste projeto Institucional, Pedagógico e de Ensino são flexíveis e são continuamente discutidos pela comunidade da FACULDADE CENTRO OESTE DO PARANÁ, em especial no Núcleo Docente Estruturante (NDE), para que todos os segmentos da mesma, em todas as suas dimensões, sejam de fato, agentes transformadores da sociedade.

O que se deve manter é a garantia da consistência na ação pedagógica, a avaliação dos objetivos propostos e a unicidade filosófico-educacional do projeto pedagógico, bem como o perfil do profissional que a FACULDADE CENTRO OESTE DO PARANÁ deseja formar.

A prática pedagógica é caracterizada pelo processo de ensino-aprendizagem onde o educador não forma a personalidade do Educando, mas exerce uma tarefa maiêutica de provocar e orientar o desenvolvimento de suas potencialidades (A NEGOCIAÇÃO COMO METODOLOGIA DO RELACIONAMENTO HUMANO).

 

Horários

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Aulas:

NOTURNO: 19h00 – 22h35   com intervalo: 20h45 – 21h00

DIURNO: 8h – 11h35 com  intervalo: 10h00 – 10h15

 

Horário de expediente da faculdade: 7h30 – 11h30   e   13h30 – 22h35 

 

Biblioteca

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BIBLIOTECA

Horários - Período letivo: Segunda à sexta-feira, das 18h30min às 22h30min

Férias: Informe-se dos horários junto a responsável da Biblioteca.

Atendimento ao Público:  (42) 3635-6028

 

Biblioteca

Abrangendo as áreas de interesse dos alunos, a FACEOPAR oferece um acervo de obras didáticas e computadores na Biblioteca, visando atender professores e alunos nas suas atividades. As principais atividades desenvolvidas pela biblioteca são:

Serviço de Referência ao usuário presencial e remoto

Auxílio na busca da informação e orientação no uso dos recursos informacionais e operacionais disponíveis na Biblioteca, empréstimos domiciliar automatizado. Consulta ao acervo local. Consulta dos recursos informacionais através dos terminais de consultas locais, Consulta e pesquisa na Internet. Treinamentos para usuários, Capacitação do usuário para utilizar estes recursos da Biblioteca. Auxílio na elaboração de trabalhos acadêmicos. Orientação e auxílio aos usuários na elaboração de trabalhos acadêmicos, atendendo as normas da ABNT. Visitas orientadas. Recepção dos calouros, alunos e visitantes como o objetivo de inseri-los no ambiente da biblioteca apresentando sua infraestrutura funcional, serviços e recursos informacionais, realização de exposições.

 Laboratórios de Informática:

Os laboratórios de informática oferecidos à comunidade acadêmica estão estruturados para o atendimento das necessidades do grupo, estando planejadas ampliações e novas aquisições de equipamentos. Os laboratórios estarão à disposição dos acadêmicos quando não utilizados por disciplinas. É necessário efetuar reserva.

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO

O presente regulamento contém as normas que regem e orientam as rotinas do SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO DA BIBLIOTECA FACEOPAR.

DA INSCRIÇÃO DO USUÁRIO

 Art. 1º. Poderão inscrever-se como usuários do SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO da Biblioteca professores, alunos, funcionários da FACEOPAR e membros da comunidade.

 Art. 2º. Para efetuar a inscrição são necessários:

I - Apresentação de documento de identidade;
II – Preenchimento e assinatura da ficha individual de usuário;
III - Apresentar uma foto 3X4 recente;
IV - Pagar a taxa de R$6,00 na Tesouraria.
  § 1o O usuário inscrito receberá uma CARTEIRINHA, que é o documento indispensável para a identificação do usuário nas rotinas de empréstimo, devolução e reserva.
  § 2o Coleções de Referências, Periódicos e Coleções Especiais só poderão ser consultadas no local.
  § 3o Os materiais especiais (fitas, mapas, CD’s, Disquetes e CR-ROM) só poderão ser emprestados para uso interno da FACEOPAR.
  § 4º Materiais da coleção reserva poderão ser emprestado durante feriados e finais de semana.

Art. 3º. Do prazo de empréstimo e quantidade de obras:

 I – Professores de Graduação e funcionários: até cinco obras pelo prazo de 15 (quinze) dias;
II - Alunos de Graduação: até três obras, pelo prazo de 07 (sete) dias;
III - Professores e Alunos de Pós-graduação: até cinco obras por 15 (quinze) dias.
IV – Alunos do 7º e 8º poderão até seis obras pelo prazo de 07 (sete) dias.

 Art. 4º. O usuário poderá pedir reserva do material que estiver emprestado a outro usuário.

§ 1o As reservas são registradas e atendidas rigorosamente na ordem cronológica em que foram efetuadas.
§ 2o Ao retornar do empréstimo, o material reservado ficará à disposição do primeiro usuário por 24 (vinte e quatro) horas e, caso não seja retirado nesse prazo, passará ao usuário seguinte ou retornará à estante.

DA RENOVAÇÃO DO EMPRÉSTIMO

 Art. 5º. A renovação do empréstimo deverá ser feita pelo próprio usuário, mediante a apresentação do material, desde que não tenha sido reservado, nem haja débitos do usuário.

DA DEVOLUÇÃO

 Art. 6º. O material retirado por empréstimo deverá ser devolvido, única e exclusivamente, ao balcão de empréstimo.

 Parágrafo Único - Não será considerado como devolvidos os materiais deixados nas mesas, balcões e estantes da Biblioteca

DOS DEVERES DOS USUÁRIOS

 Art. 7º. No ato de inscrição, o usuário compromete-se a:

 I – Devolver o material emprestado dentro do prazo estabelecido;
II - Atender ao pedido de devolução do material emprestado, quando solicitado pela Biblioteca, mesmo antes de terminar o prazo regulamentar do empréstimo;
III - Atender ao pedido de comparecimento à Biblioteca sempre que solicitado;
IV - Comunicar qualquer mudança de endereço.
V - Pagar débitos referentes a multas, no caso de atraso na devolução

 

 

Revistas Eletrônicas

Tribunal de Justiça do DF terá acervo Virtual de Bibliotecas

http://www12.senado.gov.br/institucional/biblioteca#/rvbi/rvbi.asp

http://www2.senado.leg.br/bdsf/

ÁREA: ADMINISTRAÇÃO

Revista de Administração Contemporânea

http://portalrevistas.ucb.br/index.php/GCTI

http://ebape.fgv.br/academico/asp/dsp_rap_sobre.asp

http://www.rae.com.br/

http://rae.fgv.br/eletronica/

Revista Mundo do Marketing

http://biblioteca.ibge.gov.br/

http://www.acessobrasil.org.br/libras/

Revista de Administração de Empresas

http://rae.fgv.br/rae

Revista Mundo do Marketing

http://biblioteca.ibge.gov.br/

http://anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=3

http://www.acessobrasil.org.br/libras/

http://portalrevistas.ucb.br/index.php/GCTI

http://apps.unibrasil.com.br/revista/index.php/index

http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/pucrs/Capa/

http://revistas.unievangelica.edu.br/

www.cepea.esalq.usp.br/leite

http://revistaempresafamiliar.com.br/revistanova.html

REVISTA TAC – Tecnologias de Administração e Contabilidade

BAR – Brazilian Administration Review

RAC – REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA - Eletrônica

http://www.revistarai.org/rai

http://www.rausp.usp.br/

http://www.mackenzie.br/revista_admi.html

http://www.mackenzie.com.br/10293.html

http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reaufsm

http://www.fumec.br/revistas/index.php/facesp

http://www.raunimep.com.br/ojs/index.php/regen

https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ReFAE

http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaoes

http://www.bbronline.com.br/

http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape

http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/base

http://www.dep.ufscar.br/revista/

http://producaoonline.org.br/rpo

http://www.jistem.fea.usp.br/index.php/jistem

http://www.regeusp.com.br/

http://www.iceg.pucminas.br/espaco/revista/index_n.asp

http://www.fafich.ufmg.br/~psicopol/psicopol/

http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf

http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/rsp

http://read.adm.ufrgs.br/

http://seer.ufrgs.br/read

http://www.unieuro.edu.br/

http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/pucrs/Capa/AdministracaoSuperior/admsupPrppg/prppg_Pesquisa/prppg

http://anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=3

 ÁREA: CONTÁBIL 

  

1 Boletim do IBRACON Instituto de auditores independentes do Brasil

http://www.ibracon.com.br/publicacoes/boletim.asp

2 Contabilidade e Finanças - USP Dep. De contabilidade e Atuaria da FEA / USP

http://www.eac.fea.usp.br/eac/revista/

3 Contab. e informação - Conhecimento e Aprend. UNIJUÍ

http://www.unijui.edu.br/

4 Contabilidade Vista e Revista UFMG

http://www.face.ufmg.br/contabilidadevistaerevista/

5 Revista Mineira de Contabilidade Conselho Regional de Contabilidade -MG

http://www.crcmg.org.br/pub_revista.asp

6 Contexto (Revista UFRGS) UFRGS

http://www.ufrgs.br/necon/contexto.htm

7 Read - Administração UFRGS

http://www.read.ea.ufrgs.br/

8 Revista Catarinense de Ciências Contábeis CRC-SC

http://www.crcsc.org.br/comunicacao/revista.php

9 Enfoque - Reflexão Contábil Univ. Estadual Maringá – PR

http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/about/index

10 Pensar Contábil CRC- RJ

http://www.crc.org.br/revista/revista_pensar_contabil.asp

11 Revista do CFC Revista Brasileira de Contabilidade

http://www.cfc.org.br/conteudo

12 Revista CRC do Paraná CRC –PR

http://www.crcpr.org.br/publicacoes/revista.php

13 Revista de Contabilidade (UERJ) UERJ

http://www.faf.uerj.br/mestrado/mcc.htm

14 Revista de Contabilidade da Bahia CRC-BA

http://www.crcba.org.br/home.asp

15 Revista do CRC do RS CRC-RS

http://www.crcrs.org.br/revistaeletronica/

16 Revista Paulista de Contabilidade Sindicato dos Contabilistas de São Paulo

http://www.sindcontsp.org.br/view/index.php

17 UNB Contábil Dep. De Ciências Contábeis e Atuaria / UNB

http://unbcontabil.com/revista/index.php/contabil

18 Revista Base Unisinos

http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/base

19 Revista Universo Contábil FURB

http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil

20 Revista Contemporânea de Contabilidade Universidade Federal de Santa Catarina

http://www.rcc.ufsc.br/

21 Revista ECCO Universidade Metodista de São Paulo

http://www.metodista.br/ppc/revista-ecco/

22 Revista ABCustos Associação Brasileira de Custos

http://www.unisinos.br/abcustos/

23 Revista Eletrônica - UFSM Universidade Federal de Santa Maria

http://w3.ufsm.br/revistacontabeis

24 Rev. de Educ. e Pesquisa em Contabilidade REPeC - CFC

http://www.repec.org.br/

25 Revista de Contabilidade da Ufba - RC-UFBA Universidade Federal da Bahia 

http://www.portalseer.ufba.br/index.php/rcontabilidade

26 Custos e Agronegócios - on line Universidade Federal de Pernambuco

http://www.custoseagronegocioonline.com.br/principal.html

27  Exame de Suficiência

ÁREA: CONTABILIDADE E CUSTOS

Revista ABCustos

Revista de contabilidade e finaças da USP

Revista Contexto da UFRGS

Revista Contemporânea de Contabilidade 

REPeC - Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade

Revista de Contabilidade do mestrado em ciências contábeis da UERJ

Revista Razão Contábil

REVISTA TAC – Tecnologias de Administração e Contabilidade

ÁREA: SERVIÇO SOCIAL

Serviço Social Em Revista

Assistente Social.com.br            

http://www.scielo.br

http://periodicos.franca.unesp.br/index.php/SSR

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista

http://www.katalysis.ufsc.br/conteudo.php

http://seer.bce.unb.br/index.php/SER_Social

http://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home

http://www.ufjf.br/revistalibertas/

http://abepss.org.br/revista-temporalis/

http://www.cfess.org.br/publicacoes.php

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0101-6628

https://periodicos.ufsc.br/

http://www.ltds.ufrj.br/gis/

http://www.ltds.ufrj.br/gis/anteriores.htm

http://revistas.pucsp.br/

www.abepss.org.br

WWW.cfess.org.br

WWW.assistentesocial.com.br

WWW.cresspr.org.br

http://www.unb.br/servicos/para_a_comunidade/periodicos_e_publicacoes

http://www.ssrevista.uel.br/

http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/2849/2/2011_HiuryMilhomemCassimiro.pdf.

http://www.assistenteso

http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/2799.

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http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069Compilado.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8742.htm

http://portalnuclear.cnen.gov.br/livre/Inicial.asp

http://www.teses.usp.br/

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm

http://www2.planalto.gov.br/presidencia/legislacao

http://www.justitia.com.br/artigos/y57czc.pdf

http://www.abnt.org.br/

http://www.mds.gov.br/

http://www.franca.unesp.br/#!/

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevistac_2n1_invest.htm

http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home

http://www.fiocruz.br/ioc/media/Livropoli.pdf

http://www.schwartzman.org.br/simon/exclusao.pdf

http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001622/162290por.pdf

http://web.intranet.ess.ufrj.br/monografias/104133246.pdf

http://www.cfess.org.br/arquivos/SEMINARIO_SS_no_SUAS(2009).pdf

http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf

http://www.schwartzman.org.br/simon/exclusao.pdf

http://www.familia.pr.gov.br/

http://www.depen.pr.gov.br/arquivos/File/Matricialidade_familiar_Lorena.pdf

http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5869.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm

http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-2.pdf

http://www.cfess.org.br/arquivos/Cartilha_CFESS_Finalgrafica.pdf

http://www.observatoriodainfancia.com.br/

http://www2.mp.pr.gov.br/cpca/telas/ca_igualdade_13_2_2.php

http://periodicos.ufes.br/temporalis

http://www.aasptjsp.org.br/noticia/revista-temporalis-universidade-movimentos-sociais-e-serviço-social

http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIII/html/Trabalhos/EixoTematicoC/8564138eb35d54746846Amanda Lougon_Ana Carolina Erustes_Priscilla dos Santos1.pdf

http://www.anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=4

www.revista.epsjv.fiocruz.br

http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf.

http://www.amavi.org.br/sistemas/pagina/setores/associal/arquivos/2011/Texto-Oficina-de-Servico-Social-Elaboracao-de-Estudos-e-Parecer-Social.pdf

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www.observatoriodainfancia.com.br

www.revista.epsjv.fiocruz.br

http://www.cfess.org.br/arquivos/LEGISLACAO_E_RESOLUCOES_AS.pdf

http://periodicos.ufes.br/temporalis

http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf

http://www.amavi.org.br/sistemas/pagina/setores/associal/arquivos/2011/Texto-Oficina-de-Servico-Social-Elaboracao-de-Estudos-e-Parecer-Social.pdf

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http://www.schwartzman.org.br/simon/exclusao.pdf

http://web.intranet.ess.ufrj.br/monografias/104133246.pdf

ÁREA: PEDAGOGIA

http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/documentos/BibliPed/Infoeduc/caderno_impresso.pdf

http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/ie/Documentos/Informatica E.pdf em 01 10.PDF

http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/BibliPed/InfoEduc/conexoes_da_vida.pdf

https://peduniespsoro.files.wordpress.com/2012/10/82432072-livro-fundamentos-historicos-da-educacao-no-brasil.pdf

http://www.uff.br/pos_educacao/joomla/images/stories/Teses/helenam05.pdf

http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001335/133538por.pdf

http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=243

http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=243

http://ava.unit.br/dokeos/courses/UNIU2131PANTR/document/Livros/_FUNDAMENTOS_geral_com_capa_em_baixa.pdf?cidReq=UNIU2131PANTR

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012770.pdf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/materiais.html

http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002309/230901POR.pdf

http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/conae/documento_referencia.pdf

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm

http://www.educacao.al.gov.br/legislacao-1/leis/2005-1/lei_6628_2005.pdf

http://www.educacao.al.gov.br/legislacao-1/leis/2005-1/lei 6661_2005.pdf

http://www.educacao.al.gov.br/legislacao-1/leis/2000/lei 6196_2000.pdf

http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/indic_qualit_educ_infantil.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol2.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdf

http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/viewArticle/4090

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/int_a.php?t=019

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag2.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro082.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro052.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro102.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro092.pdf

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1998/pceb004_98.pdf

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1998/pceb022_98.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf

http://www.acpms.com.br/arquivos/5eabf6392549325412df46de08d02cd2.didatica_organizacao_do_trabalho_pedagogico.pdf

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_tematicos/caderno_tematico_otp.pdf

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_alinhando_planos_educacao.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/06_gest_edu_esc.pdf

http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm

http://pne.mec.gov.br/conhecendo-o-pne

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ÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA

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FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

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PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA

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RITMO E EXPRESSIVIDADE

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DIDÁTICA APLICADA

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ESTAGIO SUPERVISIONADO II – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

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ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano)

FREITAS, Jose Luis; DIAS, Daiane. Educação Física nas séries finais do ensino fundamental: considerações a partir da prática de estágio curricular supervisionado. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 16, n° 165, Febrero de 2012.

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ESTATÍSTICA APLICADA

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PROCESSOS E INCLUSAO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

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ENSINO DE LIBRAS

BERBERIAN, Ana Paula; MASSI, Gisele. Surdez e linguagem escrita: um estudo de caso. Disponível em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382007000200005.  Acesso em 28/04/2015.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - LICENCIATURA

NUNES, Débora R. P. Nunes. Teoria, pesquisa e prática em educação: a formação do professor- pesquisador. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v34n1/a07v34n1.pdf . Acesso em 28/04/2015.

SAE

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SAE - Serviço de Apoio ao Estudante FACEOPAR

O SAE – Serviço de Apoio ao Estudante, presta atendimento ao estudante dentro da FACEOPAR. Ele tem como objetivo atender aos acadêmicos oferecendo serviços de informação e assistência social, psicológica e pedagógica oportunizando e possibilitando o acesso e continuidade aos estudos.

A assistência social se faz através de acompanhamento de processos de obtenção e concessão de bolsas de estudo, programas de estágio/emprego e cadastramento de imóveis para locação. Outra atribuição do SAE é coordenar as atividades relacionadas aos processos relacionados ao FIES e as Bolsas do Programa Universidade para Todos ou outros que vierem a ser oferecidos.

Oferece ainda programas de apoio profissional e habitacional, auxiliando acadêmicos oriundos de outros municípios a encontrar imóveis para alugar, bem como uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho.

Programa de Habitação

É um programa destinado a alunos que necessitam encontrar residência na cidade. Assim, o setor de Apoio ao Estudante manterá um cadastro de imóveis atualizado com pensões, casas e apartamentos. Para participar os proprietários de Imóveis devem preencher uma ficha de inscrição para terem seus imóveis cadastrados no programa.

Programa de Estágio / Emprego

É um programa que visa a integração da Faculdade com as empresas e órgãos públicos da região, com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos campos de estágios, colocação e recolocação no mercado de trabalho através de emprego. O SAE manterá um cadastro de acadêmicos interessados em trabalhar. Havendo solicitação das empresas da região o SAE disponibiliza o seu banco de dados.

O setor também ficará atento as oportunidades do mercado de trabalho na região. Os interessados deverão preencher formulários de inscrição ou deixar seus currículos no SAE, sempre acompanhados por foto 3x4. O currículo deve ser atualizado periodicamente.

Serviço de Apoio Psicológico

A finalidade do serviço psicológico é orientar e realizar intervenções breves; ou ainda, sugerir encaminhamentos para os casos em que se fizer necessária uma terapia em longo prazo. O Serviço de Apoio Psicológico irá atender a toda a comunidade acadêmica alunos, professores e funcionários. O atendimento psicológico será disponibilizado, quando requerido.

Na FACEOPAR o responsável pelo SAE é o psicanalista e professor Dr. JOÃO MARIA DE ABREU. 

Possui graduação em Filosofia pelo Centro Pastoral Educacional e Assistencial Dom Carlos (2000), Especialização em Filosofia pelo Centro Pastoral Educacional e Assistencial Dom Carlos (2001), Mestrado em Psicanálise pela Faculdade de Educação Teológica de São Paulo (2009) e Doutorado em Psicanálise Clínica pela Faculdade de Educação Teológica de São Paulo (2009), Graduação em Psicanalise Clinica pela  Faculdade de Educação Teológica de São Paulo (2011). Atualmente é Professor na Secretaria de Educação do Estado do Paraná e na Faculdade Centro Oeste do Paraná - FACEOPAR.

Contato: sae@faceopar.edu.br

 Serviço de Apoio Pedagógico

A finalidade do serviço pedagógico é orientar e auxiliar na realização de atividades acadêmicas definidas pelos docentes da Faculdade, ou ainda, sugerir encaminhamentos para os casos em que se fizer necessária. Serão encaminhadas/coordenadas as atividades de nivelamento, atividades extraclasse, auxílio na elaboração de atividades escolares entre outros serviços que se fizerem necessárias.

Proegresso

A FACEOPAR através da Direção de Ensino com a coordenação do Serviço de Apoio ao Estudante SAE, estão implementando o Programa de Apoio e Acompanhamento do Aluno Egresso - Proegresso.

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