Apresentação - História

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APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

A Sociedade Educacional do Centro Oeste do Paraná Ltda., foi constituída em 18 de outubro de 2006, com o objetivo de implantar uma nova instituição de ensino superior na cidade de Laranjeiras do Sul (PR).

Os responsáveis pela Instituição são empreendedores na área de educação, paranaenses e catarinenses com experiência no ensino superior que uniram esforços para colocarem a disposição da comunidade, novas opções de ensino superior com qualidade e custos acessíveis.

O grupo de empreendedores reuniu-se por inúmeras vezes com o objetivo de planejar o novo investimento, após diversas analises sobre a viabilidade econômico/financeira e sobre a necessidade de oferta de alternativas à região decidiu-se pela implantação da nova instituição de ensino superior nesta região.

Na definição do nome da Mantenedora e da Instituição procurou-se manter a denominação da região de abrangência, objetivando caracterizá-la como uma instituição que buscará atender as necessidades desta importante região geográfica do estado do Paraná.

Os cursos atualmente ofertados pela Faculdade Centro Oeste do Paraná são: Tecnologia em Gestão Ambiental, Ciências Contábeis, Serviço Social e Administração.

Investimentos contínuos estão sendo realizados pela IES, primando pela sólida constituição dos cursos ofertados.

O valor do investimento (mensalidade) está de acordo com o valor praticado na região, atendendo a legislação vigente e suas considerações no que tange a oferta de ensino de qualidade e aliando as condições financeiras dos acadêmicos e futuros acadêmicos. A Faculdade Centro Oeste do Paraná, também dispões de Bolsas do Prouni e o Financiamento Estudantil (FIES), além financiamentos próprios da IES.

 

DIRETRIZES PEDAGÓGICAS

Ensinar, no contexto da FACULDADE CENTRO OESTE DO PARANÁ, é possibilitar a criação, construção e disseminação do conhecimento pelo docente e pelo discente. A centralidade do ensino está no acadêmico. No ensino, enfatizam-se novas formas de aprender, criar e construir conhecimentos, desenvolver habilidades e competências científicas e culturais, artísticas e profissionais; mas, sobretudo, competências e qualidades humanas e sociais. Objetiva-se uma formação global e com uma visão mais abrangente da ciência, do entorno social e do campo de atuação profissional.

Conhecimento ou ciência é a atividade humana que descreve e explica os diferentes campos da realidade, buscando introduzir mudanças nos mesmos. Supõe uma atitude ativa e não contemplativa, já que sua finalidade é operar sobre a realidade para transformá-la (NÃO BASTA SABER, É PRECISO SABER FAZER).

A aprendizagem é o resultado da construção ativa, feita pelo sujeito, do objeto da aprendizagem. Supõe um aprendiz ativo que desenvolve hipóteses próprias acerca do funcionamento do mundo e que devem ser colocadas à prova permanentemente. Supõe ainda que o docente e o discente explorem e aprendam juntos (CADA PESSOA TEM QUE CONSTRUIR A SUA HISTÓRIA).

É por isto que a FACULDADE CENTRO OESTE DO PARANÁ se preocupa não apenas com os conteúdos, mas também com a forma organizativa e com as práticas cotidianas concretas do processo educativo, ou seja, o que se ensina e em que contexto organizacional se ensina. As ideias-força estão centradas na participação e na excelência acadêmica.

No que tange à participação, todos os docentes de um mesmo curso tem participação direta nas decisões de ensino.

No que se refere à excelência acadêmica é preciso que se adquira uma atitude e uma capacidade que se manifeste no modo de agir sobre a realidade. As palavras comovem, só os exemplos atraem. A escola deve garantir adequados níveis de excelência acadêmica em todas as instâncias.

É necessário passar dos "saberes" para as "competências". Saber, saber raciocinar, saber fazer e saber ser, organizam o projeto político-pedagógico da FACULDADE CENTRO OESTE DO PARANÁ.

Os conteúdos conceituais, os procedimentos e as atividades para o desenvolvimento das capacidades pessoais e sociais devem permitir à comunidade acadêmica a participação como membros plenos da sociedade.

A competência é definida, em sentido amplo, como o conhecimento em ação, uma habilidade reconhecida, uma capacidade que se manifesta no modo de agir sobre a realidade. Não basta que o aluno "saiba", deve "saber fazer".

A FACULDADE CENTRO OESTE DO PARANÁ está comprometida com a qualidade entendida como excelência acadêmica, assumindo a responsabilidade de potenciar a capacidade de seus docentes e discentes (FORMAR EMPREENDEDORES). Ampliando constantemente a capacidade de aprendizado e os elementos da cultura, entendidos estes como forma plural, através da maior quantidade e diversidade possível de experiências educativas.

Os aspectos operacionais da execução deste projeto Institucional, Pedagógico e de Ensino são flexíveis e são continuamente discutidos pela comunidade da FACULDADE CENTRO OESTE DO PARANÁ, em especial no Núcleo Docente Estruturante (NDE), para que todos os segmentos da mesma, em todas as suas dimensões, sejam de fato, agentes transformadores da sociedade.

O que se deve manter é a garantia da consistência na ação pedagógica, a avaliação dos objetivos propostos e a unicidade filosófico-educacional do projeto pedagógico, bem como o perfil do profissional que a FACULDADE CENTRO OESTE DO PARANÁ deseja formar.

A prática pedagógica é caracterizada pelo processo de ensino-aprendizagem onde o educador não forma a personalidade do Educando, mas exerce uma tarefa maiêutica de provocar e orientar o desenvolvimento de suas potencialidades (A NEGOCIAÇÃO COMO METODOLOGIA DO RELACIONAMENTO HUMANO).